Blog dedicado a produção e publicação dos trabalhos realizados pelos idosos participantes do Programa Lext-Oesste (NGPS - Universidade Castelo Branco).
Escrevemos uma peça sôbre o folclore que se for aprovada será interpretada por mim Zilma que escrevi a peça,d.Jandira,d.Marilda e o Lucas. A peça fala sobre uma lenda contada pelo Lucas abordando o assunto sôbre as aves e contando uma lenda indígena que fala sôbre os mistérios das mágicas indias e o eterno amor proíbido. Zilma Pedroza 04/09/2013.
Uma invenção indígena que no mundo atual ganhou espaço e é praticado como esporte. Em geral feitas de papos de pássaros cheios de sementes, na parte posterior são colocadas penas de pássaros e jogadas de um grupo de jogadores para outro. Encontram-se também entre os índios, petecas feitas de palha de milho.
Advinhações:Para interagir com o público presente no seminário. - Altas varandas, formosas janelas, que abrem e fecham sem ninguém tocar nelas. REsp.: olhos
- Está no meio do começo, está no começo do meio, estando em ambas assim está no meio do fim. Resp.: a letra M
Provérbios: - Dinheiro compra pão, mas não compra gratidão. - Quem quer faz, quem não quer manda.
Frases de para-choque de caminhão - Trabalho com a minha família para servir a sua - Na subida paciência, na descida dá licença.
Trava-linguas
Culinária - pratos típicos
Resgate do protagonismo do idooso Valorização da história e resgate da identidade pessoal e social do idoso, como alimentação, oficinas de artesanato, danças culturais, passeios, confraternizações, celebrações etc...
Reciclando e aprendendo - mostra dos trabalhos feitos, com muita dedicação e esmero, tanto dos participantes como das estagiárias, eu, particularmente a d o r e i por ser a minha praia, gosto de aproveitar sucatas, tenho pena de jogar as coisas fora sinto que elas não ficam muito satisfeitas pois por muito tempo serviram e fizeram parte do nosso cotidiano. Marilda Alves da Silva 04/6/2013.
Hoje tivemos a primeira aula falando sobre as aves.Foi muito Rapidinha mais deu para entender as diferenças entre os sexos dos pássaros.Agora vamos falar um pouco sõbre a reunião de Boas Vindas.Fizemos uma atividade na qual o tema deste semestre foi posto a prova.O tema é a união foinos dado um palito que nós com a maior facilidade quebramos e daí foram colocados mais palitos que juntos p0ara serem quebrados se tornavam mais difíceis.É o eterno aprendizado que a propria vida nos passa.Como diriam os nossos jovens das manifestações que tem acontecido com frequencia;Povo unido jamais será vencido1 E TUDO UMA QUESTÃO DE COMPREENÇão.Se todos compreenderem que estamos no mesmo barco e remarem juntos os resultados serão os melhoresw possiveis.é ter boa contade compreensão e raciocinar oprograma só vencerá as dificuldades se eu souber cooperar.Ninguém é obrigado a amar ninguém mais respeitp é bom e eu gosto. ZILMA pedroza 27/08/2013.
HOJE DIA 27,TEÇA FEIRA ,TIVEMOS O PROJETO AVE AMIGA PELO ESTAGIÁRIO LUCAS QUE NOS FALOU SOBRE DISFORMISMO SEXUAL DAS AVES .MUITO INTERESSANTE POIS QUASE TODAS AS AVES TEM OS DOIS SEXOS .É MARAVILHOSO COMO OS MACHOS SÃO MAIS VAIDOSOS QUE AS FÊMEAS SÃ MAIS BONITOS ,CANTAM PARA CHAMAR A ATENÇÃO DELAS CANTANDO E DANÇAR.FOI MUITO PROVEITOSA A AULA.QUE VENHAM OUTRAS AULAS JANDYRA 27-08-13
Apesar de não ter participado do encontro de boas vindas a minha irma participou gostou muito e pelo o que ela me passou eu achei muito legal também e sobre a aula sobre os pássaros hoje como sempre foi mui to bom
Na aula hoje foi importante. Aprendi a reprodução do pinguim, o macho é que choca, os ovos são colocados entre as pernas e eles ficam juntinhos para produzir calor. O engraçado é que ele fica com os ovos entre as pernas 64 dias ate o nascimento. Edmeia
Músicas para o Seminário
ResponderExcluirPeixe Vivo música do folclore mineiro
Zilma Pedroza
Para não dizer que não falei de flores Geraldo Vandré.
Zilma Pedroza.
Escrevemos uma peça sôbre o folclore que se for aprovada será interpretada por mim Zilma que escrevi a peça,d.Jandira,d.Marilda e o Lucas.
ResponderExcluirA peça fala sobre uma lenda contada pelo Lucas abordando o assunto sôbre as aves e contando uma lenda indígena que fala sôbre os mistérios das mágicas indias e o eterno amor proíbido.
Zilma Pedroza 04/09/2013.
Na realidade eu errei a data do trabalho
ResponderExcluir04/06/2013.
A a musica que eu gostaria de ouvir eu quero apenas de ROBERTO CARLOS
ResponderExcluirROSICLER
É preciso Reciclar - Turma da Mônica
ResponderExcluir04/06/2013
Onias
Sugestão de música para o seminário (reciclagem de Marcelo Torta. Dulce 4/6/2013
ResponderExcluirSugestão:Peça Teatral "O Programa Ave Amiga".
ResponderExcluirArticula o conhecimento apreendido no projeto Ave Amiga com as lendas (folclore).
Zilma Pedroza.
Boi da Cara Preta Cantigas Populares
ResponderExcluirPedro Corrêa
Sugestões para o seminário
ResponderExcluirBrincadeira: PETECA
Uma invenção indígena que no mundo atual ganhou espaço e é praticado como esporte. Em geral feitas de papos de pássaros cheios de sementes, na parte posterior são colocadas penas de pássaros e jogadas de um grupo de jogadores para outro. Encontram-se também entre os índios, petecas feitas de palha de milho.
Sugestão para o seminário:
ResponderExcluirMúsica: Prenda minha
Advinhações:Para interagir com o público presente no seminário.
- Altas varandas, formosas janelas, que abrem e fecham sem ninguém tocar nelas.
REsp.: olhos
- Está no meio do começo, está no começo do meio, estando em ambas assim está no meio do fim.
Resp.: a letra M
Provérbios:
- Dinheiro compra pão, mas não compra gratidão.
- Quem quer faz, quem não quer manda.
Frases de para-choque de caminhão
- Trabalho com a minha família para servir a sua
- Na subida paciência, na descida dá licença.
Trava-linguas
Culinária -
pratos típicos
Resgate do protagonismo do idooso
Valorização da história e resgate da identidade pessoal e social do idoso, como alimentação, oficinas de artesanato, danças culturais, passeios, confraternizações, celebrações etc...
Reciclando e aprendendo
- mostra dos trabalhos feitos, com muita dedicação e esmero, tanto dos participantes como das estagiárias, eu, particularmente a d o r e i por ser a minha praia, gosto de aproveitar sucatas, tenho pena de jogar as coisas fora sinto que elas não ficam muito satisfeitas pois por muito tempo serviram e fizeram parte do nosso cotidiano.
Marilda Alves da Silva 04/6/2013.
Correção da segunda advinhação: "Está no meio do começo, está no começo do meio, estando em ambas assim está na ponta do fim.
ExcluirResp.: a letra M
Marilda Alves da Silva.
A canoa virou
ResponderExcluirPai francisco
Atirei o pau no gato
Meu limão, meu limoeiro
Aula de artesanato
Aula de dança
Ave amiga
Aula cultural
Maria Magdalena G Alves
Segunda sugestão
ResponderExcluirPara onde vão as aves-Sergio Lopes
04/06/2013
Onias
Ornamentação do seminário:
ResponderExcluirArraial do Lexte-oesste, comidas típicas servidas no chapéu de palha, dança da roça e muita animação.
Marilda Alves da Silva.
para completar o nosso projeto:
ResponderExcluirFalta aulas de canto,violão etc...
quero se possiivel que a musica de ivan lins um novo tempo seja incluida no nosso semmminário
ResponderExcluirjandyra araujo
´ Vamos colocar máscaras ao fazer nossa peça no seminário Jandyra Araújo
ResponderExcluirHoje tivemos a primeira aula falando sobre as aves.Foi muito Rapidinha mais deu para entender as diferenças entre os sexos dos pássaros.Agora vamos falar um pouco sõbre a reunião de Boas Vindas.Fizemos uma atividade na qual o tema deste semestre foi posto a prova.O tema é a união foinos dado um palito que nós com a maior facilidade quebramos e daí foram colocados mais palitos que juntos p0ara serem quebrados se tornavam mais difíceis.É o eterno aprendizado que a propria vida nos passa.Como diriam os nossos jovens das manifestações que tem acontecido com frequencia;Povo unido jamais será vencido1 E TUDO UMA QUESTÃO DE COMPREENÇão.Se todos compreenderem que estamos no mesmo barco e remarem juntos os resultados serão os melhoresw possiveis.é ter boa contade compreensão e raciocinar oprograma só vencerá as dificuldades se eu souber cooperar.Ninguém é obrigado a amar ninguém mais respeitp é bom e eu gosto.
ResponderExcluirZILMA pedroza 27/08/2013.
Gostei muito do que falarão sobre as ave amiga,com inicio do projeto
ResponderExcluirHelio
HOJE DIA 27,TEÇA FEIRA ,TIVEMOS O PROJETO AVE AMIGA PELO ESTAGIÁRIO LUCAS QUE NOS FALOU SOBRE DISFORMISMO SEXUAL DAS AVES .MUITO INTERESSANTE POIS QUASE TODAS AS AVES TEM OS DOIS SEXOS .É MARAVILHOSO COMO OS MACHOS SÃO MAIS VAIDOSOS QUE AS FÊMEAS SÃ MAIS BONITOS ,CANTAM PARA CHAMAR A ATENÇÃO DELAS CANTANDO E DANÇAR.FOI MUITO PROVEITOSA A AULA.QUE VENHAM OUTRAS AULAS
ResponderExcluirJANDYRA 27-08-13
Apesar de não ter participado do encontro de boas vindas a
ResponderExcluirminha irma participou gostou muito e pelo o que ela me passou eu achei muito legal também
e sobre a aula sobre os pássaros hoje como sempre foi mui
to bom
Pedro Alberto
BEM VINDO AO PROJETO TEMPO DE APRENDER:
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DA AULA AVE AMIGA
Eu gostei muito dese projeto, acho muito importante para o idoso. Hoje na ave amiga aprendi o dimorfismo sexual das aves.
Edmeia
Projeto Ave-Amiga, aula administrada pelo estagiário Lucas e sua equipe,sejam sempre Bem-Vinda. Até a próxima oportunidade, se "Deus" quiser.
ResponderExcluirPedro
Inspirar simpatia é criar um meio de convivência feliz, assim como dar alento a quem dele necessita é dever moral do homem.
ResponderExcluirEdmeia
Cuida de tuas palavras para que não firam a ti mesmo.
ResponderExcluirHelio.
Na aula hoje foi importante. Aprendi a reprodução do pinguim, o macho é que choca, os ovos são colocados entre as pernas e eles ficam juntinhos para produzir calor. O engraçado é que ele fica com os ovos entre as pernas 64 dias ate o nascimento. Edmeia
ResponderExcluirNa palestra da ave amiga aprendi que quase todas as aves não tem pênis são cloaca.
ResponderExcluirHelio